'E há de ser que, se ouvires tudo o que eu te mandar, e andares pelos meus caminhos, e fizeres o que é reto aos meus olhos, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como fez Davi, meu servo, eu serei contigo, e te edificarei uma casa firme, como edifiquei a Davi, e te darei Israel.' I Rs 11:38
Quando o Senhor chamou o patriarca Abraão (na ocasião ainda chamado de Abrão), e fez com ele uma aliança, ainda que estivesse tratando com um indivíduo, estava também focando a família
Antes, porém, de mostrar nas Escrituras que Deus usa figuras familiares a fim de se revelar a nós, quero estabelecer um fundamento importante- fé e família são dois assuntos interligados. Na verdade, podemos dizer que são inseparáveis!
Alguns olham para o seu casamento e não vêem mais vida, é como se estivessem olhando para um vale de ossos secos, só enxergam morte e sequidão. Outros olham para a vida profissional e vê a mesma coisa, outros olham para sua vida ministerial, para suas células, e até lá não conseguem enxergar a vida. 
'Ora, a mulher casada está ligada pela lei ao marido, enquanto ele vive; mas, se o mesmo morrer, desobrigada ficará da lei conjugal. De sorte que será considerada adúltera se, vivendo ainda o marido, unir-se com outro homem; porém, se morrer o marido, estará livre da lei, e não será considerada adúltera, se contrair novas núpcias' (Romanos 7:2-3).
Como Deus descreve o relacionamento conjugal nas Escrituras? Como Ele caracteriza essa, a primeira e mais básica das instituições humanas?
Todas as pessoas casadas, como também as que contemplam o casamento, devem seriamente considerar as seguintes regras para segurança no lar ...
Às vezes vejo pessoas da terceira idade desejando ter a saúde de um jovem: sem diabetes, pressão alta, reumatismo, sem perda de visão, sem perda de apetite. Deus quer Le dar outro tipo de benção, não esta saúde de jovens. Vejamos o que falou o sábio rei Davi, estando ele já na sua terceira idade.
É natural, entre os rapazes, nos anos antes da maioridade, procurar um modelo entre aqueles homens que a sociedade considera bem sucedidos.
Deus estabeleceu seu plano para nossas famílias porque ele deseja nossa felicidade e sabe que tipo de relações são mais satisfatórias e mais recompensadoras para nós. É verdade geral que os filhos que obedecem e honram seus pais vivem mais, têm vidas mais felizes e, mais importante, estão agradando a Deus!
O Senhor colocou em nossas mãos a responsabilidade pela instrução dos filhos nos caminhos santos procure conhecer qual a vida que eles tem levado na Net, sente-se e os aconselhe, faça-os refletir sobre os perigos da rede, bem como, sobre a necessidade de serem santos em todo o proceder...
Na família, os pais têm o papel de coordenar o crescimento, fortalecimento e proteção dos filhos. São comparados ao núcleo DNA e RNA. Um desequilíbrio no núcleo causa grave danos ao bem estar do lar e conseqüentemente pode levar ao caos social: Família desestruturada – sociedade doente.