Os Olhos da Fé


"Com os ouvidos eu ouvira falar de ti; mas agora te veem os meus olhos" Jó 42:5

O que Jó quis dizer por esta expressão? é óbvio que as suas palavras não devem ser entendidas literalmente. De modo algum: por empregar uma figura comum de discurso, ele quis dizer que a névoa de descrença, decorrente da autojustiça, já tinha se dissipado, e a fé o fez perceber a pessoa de Deus como uma gloriosa realidade a viver. "Os meus olhos estão postos continuamente no Senhor" (Salmo 25:15), pelo qual se entende que sua fé estava constantemente em exercício. De Moisés é dito que "ficou firme, como quem vê aquele que é invisível" (Hebreus 11:27), isto é, seu coração foi sustentado pela fé, que se ocupava com o poderoso Deus.

A fé é frequentemente representada nas Escrituras sob a metáfora da visão física. Nosso Senhor disse do grande patriarca "Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia; viu-o, e alegrou-se" (João 8:56), o que significa que sua fé aguardava com expectativa o dia da humilhação e da exaltação de Cristo. Paulo foi enviado aos gentios para "para lhes abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas à luz, e do poder de Satanás a Deus" (Atos 26:18) ou, em outras palavras, para ser o instrumento divino de sua conversão através da pregação da palavra da fé a eles. Para alguns de seus filhos no erro, ele escreveu: "ó insensatos gálatas! quem vos fascinou a vós, ante cujos olhos foi representado Jesus Cristo como crucificado?" (Gálatas 3:1).

Agora o que queremos destacar neste artigo é que, quando a Escritura fala de fé sob o ponto de vista físico, seus escritores estavam fazendo algo mais do que o uso de uma figura pertinente e adequada de expressão. O Autor da Escritura é o primeiro que formou o olho, esse maravilhoso órgão de visão, e sem sombra de dúvida Ele é tão antigo quanto o impressionante delinear no visível, e que agora desempenha um papel tão proeminente nas relações dos cristãos com o invisível. Tudo no mundo material é sombra diante da grande realidade do reino espiritual, como poderíamos perceber se tivéssemos sabedoria suficiente para discernir o fato. Um vasto campo está aberto aqui para observação e meditação, mas agora vamos nos limitar a um único exemplo, a saber: os olhos do corpo, que simbolizam a fé do coração.

1. O olho é um órgão passivo. O olho não envia uma luz de si mesmo, nem dá nada aos objetos que ele contempla. O que pode o olho comunicar ao sol, a lua e as estrelas, quando olha para eles? Não, o olho apenas recebe a impressão ou a imagem deles na mente, sem nada a lhes acrescentar.

Assim é com a fé, que nada dá a Deus, ou ao que vê na Palavra de Sua graça. Ela simplesmente recebe ou os levará até o coração, da forma que são apresentados para a visão da alma à luz da revelação divina. O que os israelitas picados comunicaram à serpente de bronze, quando olharam para ela, e foram curados? Tão pouco podemos acrescentar a Cristo, quando nós "olhamos" para Ele e somos salvos (Isaías 45:22).

2. O olho é um órgão de direção. O homem que tem a luz do dia e os olhos abertos, pode ver seu caminho, e não é suscetível de tropeçar em valas ou de cair em um precipício como um homem cego, ou um que anda à noite.

Assim é com a fé: "O caminho dos ímpios é como a escuridão: não sabem eles em que tropeçam", mas "a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito" (Provérbios 4:19,18). Dos cristãos é dito que "andamos por fé e não por vista" (2 Coríntios 5:7). Por "olhar para Jesus" (fé na visualização do nosso Exemplo) estamos capacitados para a corrida que nos está proposta.

3. O olho é um órgão muito rápido, vendo coisas a uma grande distância. Dentro de uma fração de um momento que eu posso dirigir o olhar das coisas no chão e concentrar-se em cima das montanhas que estão muitas milhas de distância, mais ainda, eu posso olhar afastado totalmente das coisas da terra e montar-se entre as estrelas, e em um momento em ver toda a extensão dos céus! Que maravilha é essa!

Igualmente maravilhoso é o poder da fé. é realmente uma graça de visão rápida, tendo-se coisas a uma grande distância, como a fé dos patriarcas o fez, que viu as coisas prometidas "ao longe" (Hebreus 11:13). Assim também a fé, num dado momento, pode olhar para trás para uma eternidade passada e ver as primaveras eternas do amor eletivo, ativo por si só antes que as fundações da terra fossem assentadas. E depois, no mesmo fôlego, ele pode voltar-se para uma eternidade que ainda está por vir, e ter uma visão das glórias escondidas do mundo celestial!

4. O olho, apesar de ser pequeno, é um órgão muito amplo. O homem que tem os olhos abertos pode ver tudo o que lhe vem ao alcance de sua visão. Ele pode olhar em volta e ver as coisas por trás, para frente e ver as coisas pela frente, para baixo sobre as águas de um poço ou um córrego no fundo de uma ravina profunda, para cima e contemplar os corpos celestes no céu distante.

Assim é com fé, que se estende a tudo o que está dentro da grande bússola da Palavra de Deus. é preciso conhecimento das coisas no passado distante, mas também apreender as coisas que ainda estão por vir; ele olha para o inferno, e penetra no céu. é capaz de discernir a vaidade do mundo a nossa volta.

É verdade que pode haver uma fé genuína, que internaliza um pouco da luz da revelação divina em primeiro lugar. No entanto, aqui também os fatos mundanos ocultam, com precisão, essa verdade espiritual. O olho de uma criança leva à luz e apreende objetos externos, mas com uma boa dose de fraqueza e confusão até que, à medida que quanto mais ela cresce, cada vez mais a sua visão se amplia. Assim é com os olhos da fé. Num primeiro momento, a luz do conhecimento espiritual é fraca, e o bebê em Cristo é incapaz de ver de longe. Entretanto, a fé cresce cada vez mais aprofundada dentro dos mistérios divinos, até que venha finalmente a ser engolida na visão aberta (João 17:24).

5. O olho é uma faculdade que confere certeza. Dos cinco sentidos corporais, este é o mais convincente. Pelo que temos mais certeza, senão por aquilo que vemos com nossos olhos! Alguns tolos podem tentar convencer-se que a matéria é uma ilusão mental, mas ninguém em sã consciência vai acreditar neles. Se um homem vê o sol brilhando no céu, ele sabe que é dia.

De maneira semelhante, a fé é uma graça que carrega em sua própria natureza uma grande certeza: "Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não se veem" (Hebreus 11:1).

Os céticos podem negar a inspiração divina das Escrituras, mas quando os olhos da fé contemplam sua beleza sobrenatural, a questão é resolvida de uma vez por todas. Outros podem considerar Jesus como um mito piedoso, mas uma vez que o santo realmente vê o Cordeiro de Deus, pode dizer: "eu sei que o meu Redentor vive."

6. O olho é um órgão que impressiona. O que vemos deixa uma impressão sobre nossas mentes. é por isso que precisamos orar, muitas vezes, "desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade" (Salmo 119:37). é por isso que o profeta declarou: "O que vejo é a tristeza de minha alma" (Lamentações 3:51). Se um homem olhar fixamente para o sol por alguns momentos, terá a impressão de que o sol está em seu olho esquerdo, apesar de ele virar os olhos para longe do sol, ou fechá-los.

De maneira semelhante, a fé verdadeira deixa uma impressão do sol da justiça sobre o coração: "Olhai para ele, e sede iluminados; e os vossos rostos jamais serão confundidos" (Salmos 34:5).

Ainda mais definitiva é 2 Coríntios 3:18: "Mas todos nós, com rosto descoberto como um espelho a glória do Senhor, somos transformados na mesma imagem de glória em glória, como pelo Espírito do Senhor." Como o forte poder de Cristo, em um dia que vem, transformar os corpos de seus povos de mortalidade para a vida, e de desonra para a glória, assim também o Espírito Santo agora exerce um poder moral de transformar o caráter daqueles que são Seus e que, chamando a fé em exercício, a atividade de que mais e mais conforme a alma à imagem do Filho de Deus.

7. O olho é um órgão maravilhoso. Aqueles que são competentes para expressar uma opinião afirmam que o olho é o mais maravilhoso e notável órgão de qualquer parte do corpo humano. Há muito da sabedoria e do poder do Criador para ser descoberto na formação e no funcionamento do olho!

Exatamente assim, a fé é uma graça que é maravilhosa e maravilhosamente operante na alma. Há mais de sabedoria e poder do Divino Trabalhador descobertos na formação da graça da fé, do que em qualquer outra parte da nova criatura. Assim, lemos sobre a "obra da fé com poder" (2 Tessalonicenses 1:11). Sim, que o poder superior mesmo grande e poderoso que foi colocada por Deus na ressurreição de Cristo dentre os mortos, é exercida sobre e dentro daqueles que creem! (Efésios 1:19).

8. O olho é algo muito delicado: é subitamente ferido e facilmente danificado. A partícula de poeira causa dor e o faz chorar. é bem impressionante notar que este é o caminho para a sua recuperação: ele lacrimeja muito para retirar a poeira que fica dentro de si.

Exatamente assim, a fé é uma graça a mais delicada, mais próspera em uma consciência pura. Daí o apóstolo fala de "participação no mistério da fé numa consciência pura" (1 Timóteo 3:9). As atuações vivas da fé são mais prejudicadas pela poeira do pecado, ou pelas vaidades do mundo, dentro do coração onde ela se assenta. E onde quer que a verdadeira fé esteja, se está ferida pelo pecado, ela se abre em forma de tristeza para com Deus.

|  Autor: Arthur W. Pink  |  Divulgação: estudosgospel.Com.BR |