Destruindo Gigantes

TEXTO:

Josué – 15:13 e 14
13. Mas a Calebe, filho de Jefoné, deu uma parte no meio dos filhos de Judá, conforme a ordem do SENHOR a Josué; a saber, a cidade de Arba, que é Hebrom; este Arba era pai de Anaque. 14. E Calebe expulsou dali os três filhos de Anaque; Sesai, e Aimã, e Talmai, gerados de Anaque.

INTRODUÇÃO

Quero crer, que após você meditar nesta mensagem sua vida nunca mais será a mesma, pois o poder da Palavra de Deus mudou a história do mundo, pois até mesmo uma nação que era escrava, sai do Egito como guerreira, mais parecendo um trator de esteira.

Por isso, quero que você me empreste seu coração para que o Poder da palavra Curadora e poderosa da parte de Deus, possam transformar sua vida e fazer de cada leitor um Calebe, tomando posse de sua terra.

Nesta mensagem falaremos de um homem chamado Calebe, que tem como um dos significados do nome “coração”. Um homem que sem dúvida merece ter recebido sua herança na terra prometida que segundo a Palavra de Deus manava leite e mel. Se até hoje você se escondeu atrás de seus medos, problemas e frustrações, eu quero no poder da Palavra de Deus tocar em sua Fé, pois a falta de Fé significa ausência de poder, e incredulidade, e isso não faz parte do currículo do crente do século XXI.

QUEM ERA CALEBE.

Era este homem filho de Jefoné, da tribo Judá, que também presenciou os milagre feitos por Jeová para tirar seu povo do Egito, fico imaginando o jovem Calebe, vibrando toda vez que Jeová mandava uma praga para o povo do Egito, talvez ele dizia; “Dá-lhe Jeová. Isso é que é Deus, faraó!”. Então vendo tantas maravilhas ele foi edificando sua Fé no verdadeiro Deus, o Deus de Israel, pois ele nunca esqueceu a promessa da liberdade para seu povo.

Quando o povo sai do Egito, Calebe sai junto e sendo ele amigo de Josué, ambos vibram com o evento milagroso que presenciaram, mas mal imaginavam as coisas que aconteceriam.

Após sair do Egito, que significa terra do cão, o povo começa a sentir saudades da comida do Egito, e parece que ainda hoje vemos isto dentro das igrejas, crente querendo voltar para a comida do mundo, querem viver com um pé dentro da igreja e outro fora, mas são todos idiotas, pois estando assim ficam na condição de crentes mornos, e para eles eu deixo o que está escrito em Apocalipse 3:16.

Calebe jamais esmorece, e com certeza se ira toda vez que o povo murmura. Quero dizer que um dos segredos de Calebe, como eu prego na mensagem O SEGREDO DO VALENTE, era o fato de ele combinar a Fé e a Paixão pelo Verdadeiro Deus, Jeová.

Chegando a Cades-Barnéia, Moisés, instruído por Deus, manda doze homens espiarem as terras as quais Deus daria ao seu povo, e adivinha quem está entre eles, claro Calebe, e chegando a terra de Canaã, ele viu coisas lindas, mesmo tendo gigantes morando naquele lugar, mas com exceção de seu amigo Josué, os outros somente conseguem ver os gigantes, chegando a ponto de se compararem com gafanhotos, e eu perguntei a Jeová o porque de se acharem gafanhotos e não formiguinhas diante dos gigantes, o que era o mais óbvio, e o Senhor me disse que gafanhoto é praga e eles se achavam uma praga naquela terra. Olha meu irmão você não é uma praga, você é a Jóia da Coroa de Deus.

A TRISTEZA DE CALEBE

Calebe começa a tentar animar o povo diante das palavras negativas de seus irmãos, pois sentindo medo dos gigantes, eles estavam desacreditando no poder milagroso do todo poderoso. Mas Calebe insiste, mas é em vão, pois Jeová se ira, e manda o povo para o deserto, para que todos de 20 anos para cima morram, exceto Josué e Calebe.

Agora vejo Calebe andando em direção ao deserto e olhando para trás, com os olhos cheios de lágrimas, vendo a terra que mana leite e mel ficando cada vez mais longe, mas ele tinha que obedecer a Moisés, pois ele sabia que a obediência é um princípio para se chegar a benção.

O choro de Calebe ficou gravado no coração de Jeová, mas na mente do homem de Deus estava as imagens que contemplara em Canaã, e isto o seguiria no deserto, pois cada vez que sentia fome, lembrava de Canaã, cada vez que sentia sede ele lembrava das nascentes que brotavam nas montanhas de Arba, que é Hebrom.

Calebe passa junto com o povo no deserto cerca de quarenta anos, pois quando ele vai a terra dos Cananeus, tinha quarenta e cinco anos, e a cada ano que passava, Calebe vai ganhando rugas pelo rosto, pois seu corpo era perecível, mas seu espírito invencível. Embora houvesse uma tristeza no coração de Calebe, a alegria de crer que um dia ele tomaria posse de sua herança era maior, pois pela boca de Moisés, Calebe ouvira que ele receberia as montanhas de hebrom.

DE VOLTA A CANAÃ

Passaram-se anos e anos, e o povo de Israel retorna para as margens do Rio Jordão, que era a entrada das terras prometidas, e Calebe ajuda o comandante Josué a conquistar Jericó.

Agora, o comandante Josué começa a distribuir as terras para o povo, de tribo em tribo, e lá no meio do povo estava um agora ancião de oitenta e cinco anos, esperando o momento certo de abrir a boca, e então em dado momento o ancião abre a boca, e todos ficam quietos para ouvi-lo, pois ele dá um brado forte, dizendo: Josué!!!! Tu sabes muito bem o que Jeová falou pela boca de Moisés, sobre eu ter herdado a Hebrom, e Josué realmente se lembra, era Calebe reivindicando sua benção.

Calebe não se esqueceu dos gigantes, e ainda diz que sua força ainda era igual há quarenta anos atrás, e ele venceria os gigantes das montanhas.

DESTRUINDO OS GIGANTES

Segundo a palavra de Deus, havia naquelas montanhas três tribos de gigantes, que Calebe teria de matar para entrar tranqüilo nas terras, eram os filhos de Anaque, um terrível gigante que vivera naquelas terras, os Anaquins, sendo eles SESAI, AIMÃ e TALMAI.

Diante da autorização de Josué, Calebe ajunta seu exército e marcha em direção dos primeiros gigantes, pois ele sabia que não poderia morar junto com aquelas aberrações.

É aqui que quero que você entenda. Para que você tome posse de sua benção, você precisa fazer como Calebe, pois é o único jeito de se chegar à vitória, e eu queria citar algumas qualidades de Calebe que te levarão a sua benção, são elas:

- A Fé na Palavra e no Poder de Deus que faz maravilhas;
- Nunca esmorecer ainda que se passe pelo deserto;
- Jamais se esquecer de seus sonhos;
- Declarar com sua boca que é forte;
- Ser sempre obediente;
- Nunca se esquecer do princípio da autoridade;

Assim, Calebe chega e se levanta contra os gigantes, conheça agora estes os quais você terá que derrubar, antes de tomar posse da benção.

SESAI – O primeiro gigante.

Eu chamo este gigante de o gigante da incredulidade. Sim, o gigante da incredulidade nos impede de recebermos nossas bênçãos. Derrube este gigante e verá que Hebrom é logo ali. Saiba que a ausência de fé é a existência de incredulidade.

AIMÃ – O segundo gigante.

Eu chamo este gigante de gigantes do pecado. Sabemos que segundo a Bíblia, nossos pecados fazem separação entre nós e o nosso Deus, para que Ele não veja nosso rosto e nós não vejamos o seu rosto, leia Isaías 59:2.

TALMAI – O segundo gigante.

Eu chamo este gigante de o gigante da oposição. Não é desconhecido do crente que temos um opositor em nossas vidas, cujo ministério é roubar, matar e destruir. Este é o ministério do diabo, que com seus ardis, tenta impedir que as bênçãos cheguem até nós, pois assim ele fez quando o anjo Gabriel saiu do céu para trazer para Daniel aquilo que ele necessitava, prendendo o anjo, e sendo necessário o arcanjo Miguel intervir.

CONCLUSÃO

Lembre-se que todos nós podemos alcançar a tão almejada benção, basta você acreditar na palavra de Deus, e coloca-la em pratica na sua vida. Eu não sei qual é sua benção, se cura, se material, se espiritual, se profissional, eu só sei que o Deus de Calebe ainda vive, e é suficientemente poderoso para fazer cumprir toda a obra em sua vida, tão somente creia, pois o mesmo Deus que tirou o povo de Israel do Egito, também te tirará de seu deserto e te colocará em Hebrom, na sua terra prometida, você está curado neste momento.
|  Autor: Pr. Alexandre Augusto  |  Divulgação: estudosgospel.Com.BR |