Esboço A Verdadeira Felicidade Está em Cristo Jesus


Mateus 5.3 à 12

"Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós."  Mateus 5.3-12

       Todos nós desejamos ser felizes. De alguma forma, buscamos a felicidade, mas nem sempre a encontramos verdadeiramente. Nunca planejamos ter uma vida de sacrifícios, lutas incessantes, solidão, falta de amparo e conforto. Estamos sempre querendo viver em harmonia com os nossos amigos, filhos, pais, companheiros e ter uma vida financeira confortável.
       Tantas tribulações, originam-se de uma imperfeição humana que nos acompanha a cada dia. A prova disso, é que administrar nossa própria vida e ser sempre justo e correto requer habilidades perfeitas que, na verdade, não possuímos. Você tomas as decisões certas nas horas certas? Corrige seu filho com rigor e autoridade quando necessário e ao mesmo tempo, dá conselhos de forma carinhosa e correta que vão ajudar sua formação?
       Provérbios 29.17 nos dá o seguinte aconselhamento:

"Corrija seus filhos e eles serão para você, motivo de orgulho e não de vergonha."   Provérbios 29.17

       Para exercer a função de educador, é necessária uma generosa dose de sabedoria doada por Deus. Filhos bem educados, criados na presença de Deus, alegram nossos corações e contabilizam imensamente na realização dos nossos sonhos.
       O fato verdadeiro é que mesmo inconscientemente, muita das vezes, trilhamos o caminho mais longo, tortuoso e difícil para conseguirmos nossos objetivos e enfrentarmos os obstáculos das nossas vidas. Quando o vento sopra um pouco mais forte, sentimos medo e, até mesmo, nos desesperamos em determinadas situações.
       Antes de sabermos qual a direção certa para trilharmos o caminho da felicidade, é preciso olharmos para dentro de nós mesmos e tentarmos detectar aonde há aquele espaço vazio que precisa ser preenchido com algo suficientemente poderoso capaz de suprir as nossas deficiências. Mesmo depois de detectado o problema, como devemos agir e com quem devemos contar para garantir a concretização dos nossos sonhos e curarmos nossas feridas?
       Em todos os momentos, precisamos de uma ajuda muito especial para conquistarmos vitórias no trajeto de nossas vidas. Revela-se como um antídoto poderoso e eficaz que cura todos os males, que supre todas as deficiências, que revigora nossas vidas, que fortalece o nosso espírito e que nos proporciona o verdadeiro sentido da felicidade.
       Esta fórmula preciosa é o amor de Deus, que também nos garante aprendermos a não nos preocuparmos com as pequenas coisas que o mundo nos oferece, mas valorizar o que ELE tem nos prometido ao longo dos anos.
       Em Isaías 53.3 à 12, encontramos revelações emocionantes e necessárias à nossa meditação constante sobre o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo:
 
    "Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
       Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
       Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
       Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.
       Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
       Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.
       E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.
      Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão.
       Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si.
       Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores."   Isaías 53.3-12
 
       Jesus não tinha nenhuma beleza física que chamasse a nossa atenção, no entanto, pela sua grandeza, suportou sofrimentos terríveis para nos livrar do pecado. O seu perfeito sacrifício nos deu direito à vida eterna. Em troca, pediu-nos, apenas, que estejamos com os nossos corações abertos para recebê-lo e fazer a vontade de Deus descrita na sua Palavra. O salmo 37.4 nos faz a seguinte revelação:
 
Agrada-te do Senhor e Ele satisfará o desejo do teu coração.   Salmos 37.4

       Portanto, queridos irmãos, precisamos ter fé em Jesus Cristo, pois Ele é o único caminho da nossa salvação, a única garantia de sermos conduzidos aos céus no dia da grande festa e também o único capaz de nos alimentar com esperança de uma nova vida suprindo todas as nossas deficiências.
 
"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho ,e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." João 14:6.
 
       Quando estiveres aflito, seja qual for o seu motivo, ajoelhe-se diante do Deus Pai e transborde seu coração cheio de fé. Agindo assim, Ele ouvirá o clamor do teu coração e te proporcionará, com abundância, bênçãos inimagináveis. Mesmo em tempos de tribulação, busque algo que o Senhor tenha feito na sua vida e mostra sua gratidão, sempre!
       Quando estiveres com teu coração alegre e abastecido das virtudes celestiais derramadas pelas mãos Majestosas do Senhor, lembre-se, sempre, de agradecer as bênçãos recebidas. Através desse gesto de amor e confiança, conseguirá agradar o coração de Deus, que se manterá sempre ao seu lado, te contemplando e te dando vitórias nas suas provações, demonstrando que Ele é o responsável pela garantia da verdadeira felicidade.
 
      "Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.
      Assim como estão os montes à roda de Jerusalém, assim o SENHOR está em volta do seu povo desde agora e para sempre.
      Porque o cetro da impiedade não permanecerá sobre a sorte dos justos, para que o justo não estenda as suas mãos para a iniqüidade.
       Faze bem, ó SENHOR, aos bons e aos que são retos de coração.
       Quanto àqueles que se desviam para os seus caminhos tortuosos, levá-los-á o SENHOR com os que praticam a maldade; paz haverá sobre Israel."  Salmo 125.
 
 
Autor:  Luciano Ribeiro Barbosa